ADOLESCENTES DO ALTO DO FUNDÃO PRATICAM JIU-JITSU

Reportagem de  Jonathan Alves do Programa Menor Aprendiz Banco do Brasil

Image00061Image00059Image00032

Mais uma ação se desenvolve dentro da Associação Mãos Dadas. Um grupo composto de 20 adolescentes residentes do bairro Alto do Fundão e alunos da escola Castro Alves, se reúne 2 (dois) dias da semana para praticar jiu-jitsu com o Professor Carmelito Júnior. A ação é patrocinada pelo grupo Nogueira.

Segundo informações via internet, o jiu-jitsu é uma arte marcial de origem japonesa. Ela é voltada para o ataque e autodefesa, porém não há utilização de armas em sua prática.  Acredita-se que o jiu-jitsu foi introduzido no Japão, no século XVII, pelo monge chinês Chen Yuan-Ping.
O jiu-jitsu é considerado a base de vários combates esportivos modernos e outras artes marciais, entre elas o caratê, o aikidô e o judô.

De acordo com a psicóloga Maria Zélia Norbiato Allah, A prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e adolescente. Especialistas dizem que, quanto mais cedo a criança cria o hábito pelo esporte, menos propensão ela têm à doenças. O esporte traz benefícios físicos e fisiológicos na formação corporal e estimulação do sistema cardiorrespiratório, trás também benefícios emocionais, pois as crianças e os adolescentes poderão testar as suas capacidades motoras, emocionais e benefícios sociais, aprendendo os limites e os comportamentos importantes na convivência social com outras crianças e adultos abrindo porta para a sociabilidade, contribuindo para a educação, para o convívio e desenvolve a aprendizagens que serão úteis para o resto de sua vida, começando a aprender a lidar com o próximo, seja ele o parceiro, o adversário, o professor ou o técnico. Não é o esporte que escolhe as crianças, mas estas que escolhem as modalidades esportivas. Na infância não há possibilidades de prever exatamente como será o desenvolvimento na adolescência e fase adulta. Não há modalidades esportivas para os altos, os baixinhos, os magros, os gordinhos, as meninas, os meninos. Na infância todas as atividades esportivas devem ser objeto de experimentação para as crianças.

Image00050Image00033Image00013