Nosso Historico

O Bairro Alto do Fundão localiza-se no município de Ibotirama, no semiárido nordestino. O seu povoamento se deu em 1992, com a construção de casas populares, para abrigarem pessoas de baixa renda. Atualmente, a grande maioria dos seus residentes encontra-se em situação de vulnerabilidade social, com renda mensal inferior a R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Grande parte dessas pessoas são beneficiárias dos programas sociais do governo federal ou não possui renda alguma. Com o decorrer do tempo, surgiu a necessidade de mobilizar a população residente, para a defesa dos seus interesses e neste contexto, em 06 de setembro de 2000, foi fundada a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas – Alto do Fundão, objetivando promover o fortalecimento da Comunidade, através do estímulo ao protagonismo, a autonomia e a busca de alternativas que contribuam com o resgate a cidadania, a dignidade e a auto-estima dos moradores da localidade. Seu público-alvo inclui crianças, adolescentes/jovens, famílias em situação de risco social, idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas em situação de desemprego.

Inicialmente, as atividades estavam ligadas a uma Organização Religiosa que distribuíam sopão no bairro, uma vez por semana. Este contato permitiu visualizar outras necessidades e aos poucos as ações foram deixando a esfera do assistencialismo e buscando caminhos mais sustentáveis e sem vinculação com a organização religiosa. Com muito esforço a Associação adquiriu um terreno de 600 m², onde foram construídos a princípio: 01 salão de múltiplo uso, 03 salas, 04 banheiros e 01 galpão.


No período de janeiro/2003 a abril/2004, a Entidade firmou

convênio com a Caixa Econômica Federal para a execução do PRODEC – Programa de Desenvolvimento Comunitário, que estimulou a prática de ações coletivas, formou líderes, introduziu o conceito de associativismo e cooperativismo e provocou mudanças profundas em sua história. Em 2004, a associação firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Ibotirama e a Secretaria de Ciências Tecnologia e Inovação – SECTI, para a implantação de um Centro Público de Acesso a Informática – INFOCENTRO e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA, com a intermediação de 4 (quatro) adolescentes de baixa renda para o programa Adolescente Aprendiz.

Em 2005, com o objetivo de promover a capacitação profissional, foi ministrado um curso de biscoitos decorados para 28 mulheres associadas. Para incentivar a permanência e a frequência das crianças na Escola Municipal Castro Alves (Escola de Ensino Fundamental do bairro), foi criado neste mesmo ano um grupo de Coral Infantil com 150 crianças. De janeiro a março de 2006, a Associação disponibilizou o seu espaço físico para o PAT, que realizou os cursos de Pedreiro Polivalente e Eletricista. Neste mesmo ano, iniciou uma ação voluntária voltada para o artesanato reaproveitando o material coletado pela oficina de vassouras, como também tiveram início às aulas de espanhol e italiano para crianças, adolescentes e adultos do bairro.


Numa parceria com o Banco do Nordeste do Brasil e a Prefeitura Municipal de Ibotirama, realizou-se no período de Setembro a Dezembro de 2006, no espaço da Biblioteca Pública Municipal o Projeto "Ciranda de Contos" e visando oportunizar ocupação aos visitantes da Entidade são oferecidos diariamente, jogos, karaokê, como também, são realizadas periodicamente palestras educativas para o nosso público alvo, com profissionais ligados às Secretarias Municipais.


Em 2006, a associação recebeu uma ajuda internacional da comunidade de Concórdia na Califórnia – EUA; a Prefeitura Municipal de Ibotirama tem sido uma grande parceira das nossas atividades; o Sr. Wilson Dissenha, empresário paulista, vem doando gradativamente como também recebemos doações esporádicas de roupas, calçados, brinquedos, etc, para a realização dos bazares e distribuição cestas básicas que são destinadas às famílias carentes. Dentre os projetos realizados pela Associação descrevemos:

O Batuque no Fundão, que nasceu da necessidade de capacitar os jovens artistas da comunidade para participação nos Festivais de Popular. No ano de 2007, foi estabelecida uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, para reforma de uma sala e compra de instrumentos musicais: bateria, baixo, guitarra, teclado, violão, conga, ETC. Neste mesmo ano, gestora e monitoras do Telecentro Comunidade de Mãos Dadas, percebendo a dificuldade leitura e escrita das crianças da Escola Castro Alves, deram início ao Projeto de leitura Era uma vez....O projeto tem como objetivo incentivar nas crianças o gosto pela literatura, através da leitura de fábulas, contos e lendas nos livros e na internet.

No ano de 2008, a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas, recebeu o prêmio de Inclusão Cultural da Pessoa Idosa, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ibotirama, através da execução do projeto "Ciranda de Contos" (contemplado duas vezes pelo BNB de Cultura: 2006 e 2008), O projeto consiste em levar os idosos dos grupos de Convivência da Terceira Idade para as escolas públicas municipais e contar lendas e fábulas para as crianças de Educação Infantil a 4ª série do Ensino Fundamental.

Neste mesmo ano, a Entidade estabeleceu parceria com a Escola Castro Alves para dar continuidade ao projeto Era uma vez... e reforço escolar. O Telecentro Comunidade de Mãos Dadas, participou de um concurso realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Associação dos Telecentros e Negócios (ATN). O Telecentro em foco, foi o 2º colocado nesta edição do prêmio TINs. As três unidades vencedoras e que melhor se destacaram em projetos de capacitação e gerenciamento na Rede TINs receberam uma viagem de treinamento em programas de inclusão digital em Bogotá, na Colômbia.


Em Ibotirama, O Programa "AABB Comunidade" é resultado de uma parceria firmada em 2000 entre a FENABB e a Prefeitura Municipal de Ibotirama, tendo o seu público-alvo na faixa etária dos 07 aos 11 anos. Além da Prefeitura Municipal, Banco do Brasil e as escolas, o Programa AABB Comunidade tem como parceira a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas-Alto do Fundão, que foi contemplada em 2009 com um Ponto de Leitura, pelo Ministério da cultura.

Em 2010, a Entidade busca mais uma vez, dar continuidade às ações existentes com alternativas para a sustentabilidade, a exemplo da oficina de vassouras, por outro lado busca também implementar as ações que transformam as vidas de crianças, adolescentes e jovens da comunidade, através das oficinas de músicas e poesias.

Em 2011, foi estabelecida uma parceria com o Programa Pequeno Oficio e a Pastoral do Menor Nossa Senhora de Fátima em Vitória da Conquista. A ação tinha como objeto, a intermediação de adolescentes para o programa de Aprendizagem na função de Escriturário Bancário Aprendiz. Após a seleção feita no bairro, 02 (dois) adolescentes foram beneficiados pelo programa na Agência do Banco do Brasil local.

O projeto Redemoinho foi aprovado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), no ano de 2008, porém somente no ano de 2012 a Associação recebeu a primeira parcela do recurso para início das atividades, em 2015 a segunda parcela e aguardando a terceira parcela para conclusão. O projeto consiste resgatar as lendas do município, apresentar o artesanato das artesãs da comunidade, os artistas que nasceram no Projeto Batuque no Fundão, o Projeto Era uma vez...; Folia dos Reis e Zabumba.

O Projeto Redemoinho Girando com a Cultura Popular, além de se apresentar em Ibotirama, percorre mais quatro cidades do território Velho Chico: Paratinga, Moquém do São Francisco e Morpará. Quando a caravana Chega numa cidade, são tendas coloridas e um palco. Nas tendas ficam expostos o artesanato, a biblioteca, as mulheres da Folia de Reis com suas roupas coloridas, os homens do Zabumba com seus instrumentos e um grande palco. 40 pessoas são envolvidas nesse espetáculo e ele termina com a apresentação das lendas. Nego D'água, a mulher de sete metros e o vapor encantado, são algumas das lendas ribeirinhas. Elas são apresentadas pela Cia. de Teatro Mistura para uma plateia lotada de Crianças, homens, mulheres e jovens.

Em junho de 2013, teve início às aulas de jiu jitsu em parceria com o Grupo Nogueira, Academia Corpo & Mente e Grupo Lessa. A ideia do projeto foi para incluir as crianças e adolescentes oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo para essa pratica esportiva. É sabido que, a disciplina e a cidadania são princípios essências do Projeto JIU-JUTSU, um meio para que seus praticantes não se envolvam com a criminalidade e com as drogas. Desde o seu início, já foi realizado vários exames e graus ou trocas de faixas. Os alunos participam com frequência de campeonatos em várias cidades da Bahia e alguns já colecionam medalhas.

Neste contexto, a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas – Alto do Fundão, tem buscado fortalecer as suas ações na construção de uma sociedade mais digna, onde todos possam viver seus direitos e ter acesso a serviços que promovam a sua valorização quanto ser social.

TÍTULOS E QUALIFICAÇÕES

• Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal;
• Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
• Conselho Municipal de Assistência Social;
• Conselho Nacional de Assistência Social;
• Prêmio de Inclusão da Pessoa Idosa (Pela realização do projeto Ciranda de Contos – BNB de Cultura);
• Prêmio Telecentros de Informações e Negócios TINs: Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e Associação dos Telecentros Nacionais- ATN;
• Prêmio Pontinho de Cultura- Ministério da Cultura;
• Prêmio Mulheres Empreendedoras – Banco do Brasil;
• Selo Itaú Unicef – Itaú Cultural.


Família Simões - Idealizadoras da Associação Comunidade de Mãos Dadas

"Só a participação cidadã é capaz de mudar o país" (Betinho)