ATLETAS DE IBOTIRAMA PARTICIPAM DO CAMPEONATO MUNDIAL DE JIU JITSU

Sediado em Feira de Santana nos dias 10 e 11 de Junho no ginásio do Sesi,  o Campeonato Mundial de Jiu-jitsu Esportivo. O evento contou com a presença de aproximadamente 900 atletas inscritos, que foi dividido em dois dias:  sábado (Faixa roxa, marrom e preta) e domingo (Faixa branca e azul). A emoção ficou por conta do público presente que  encheu as arquibancadas para prestigiar os competidores.

Desta vez, por conta da dificuldade de apoio para ajudar a custear os gastos, apenas  03 atletas conseguiram participar deste grande evento a nível internacional.  O Sensei Henrique Borges juntamente com Luis Phelipe e Rafael Porto, ambos alunos do instrutor Carmelito Júnior,   que  ministra aulas na Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas localizada no bairro Alto do Fundão. Um belo trabalho social com as crianças do bairro, todos representantes da Equipe Corpo e Mente filial Ibotirama.

Os atletas da cidade de  Ibotirama fizeram bonito mais uma vez conquistando 03 medalhas de ouro, entre elas, duas do Sensei Henrique Borges lutando em duas categorias e 01 de Luís Phelipe. Rafael Porto, apesar de lutar com bravura, desta vez não trouxe medalha, mas adquiriu bastante experiência na bagagem e a Equipe Corpo e Mente a qual representam foi campeã por equipes mais uma vez.

O Sensei abriu os caminhos, lutou na categoria Adulto, faixa preta e peso pluma  sendo campeão com uma bela finalização leg lock (chave de joelho) com metade do tempo de luta decorrido e 2 a 2 na pontuação.

Na categoria Máster, faixa preta e peso pluma a peleja foi conquistada por pontos 6×0. 3 vantagens para o Sensei Henrique e uma punição para ambos pela falta de combatividade.

Luis Phelipe venceu seus dois combates com muita garra e determinação na categoria inantil B, faixa cinza e peso pesadíssimo. As duas lutas por 12×0 foi determinante   para subir no lugar mais alto do pódio com os familiares que acompanharam  cheios de orgulho.

Pela regra da FIJJD(Federação Internacional de jiu-jitsu Desportivo)as categorias ate 11 anos não permite finalização e havendo uma diferença de 12 pontos o arbitro interrompe a luta decretando a vitória,  afim de deixar as lutas mais dinâmicas e preservar a integridade física das crianças.

Rafael Porto com muita bravura na categoria infanto-juvenil B, faixa branca e peso pesadíssimo, empatou na pontuação no tempo regulamentar e na disputa da morte súbita que sendo computada qualquer pontuação ou punição encerra a luta.  Faltando 06 segundos para decisão do arbitro arriscou uma queda de sacrifício sem êxito e seu oponente passou pra próxima fase.

Todo esse esforço serviu de exemplo para os companheiros que já estão treinando forte em foco e buscando  apoio nos comércios locais  para o próximo evento estadual na cidade de Irecê no dia 16 de julho na IV etapa do campeonato baiano de jiu-jitsu esportivo.

Gostaríamos de agradecer a Deus por nos conceder essa batalha e sairmos vitoriosos com ida e volta para nossos lares em segurança, nossos familiares, nossos parceiros de treinos que colaboraram no nosso treinamento diário, incentivos e apoio moral. Não podemos esquecer os parceiros: Clinica Odontologica Oralclin, WJ Suplementos, Moldavidos e Prefeitura Municipal de Ibotirama que acreditaram em cada um de nós.

Por fim, fica nosso apelo para  que as  empresas parceiras incentivem mais o esporte em geral,  dando credibilidade aos atletas  divulgarem sua marca,  mostrando  dedicação e esforço nas competições. Ambos iremos longe!!!

Fonte:  Sensei Henrique Borges

PARCEIROS:

“Só a participação cidadã é capaz de mudar o mundo” (Betinho)