INTERNET DÁ PET

Você já percebeu que “garrafa pet rima com intenet”? Pois bem. Em Ibotirama, semiárido do estado, a rima virou poesia da melhores: Desde a instalação do Telecentro na Associação Mãos Dadas, o que antes era plástico devolvido ao meio ambiente- e, cá pra nós, a natureza não gosta nadinha de plástico – virou trabalho e renda para mulheres do bairro e conhecimento em frente ao computador.

Quando o grupo de mulheres associadas à Comunidade Mãos Dadas percebeu que o trabalho de reciclagem das garrafas de plástico, transformadas em vassouras com durabilidade de até três ano, estava perto do fim por falta do material, o Telecentro entrou em campo. Quem conta é a gestora Consuelda Oliveira:

“Como sempre trabalhamos em parceria, a associação e Telecentro, decidimos dar um jeito para que a iniciativa continuasse”. Foi quando criamos a campanha “Garrafa pet rima com internet”, que consiste em oferecer tempo extra de utilização dos computadores para quem trouxer garrafas pet para reciclagem”.

Resultado pra lá de positivo: atualmente 80% do material utilizado para a confecção das vassouras vêm de doações dos usuários do Telecentro. Os objetos, depois de confeccionados, são comercializados em estabelecimentos do município e já estão sendo levados para localidades vizinhas, gerando trabalho e renda para as associadas.

Com o sucesso da campanha, o meio ambiente passou a compor a agenda das escolas locais com visitas de alunos e professores para entenderem o seu funcionamento e o telecentro ganhou prêmio ao  concorrer e vencer um concurso a nível nacional promovido pelo Ministério das Comunicações Indústria e Comércio Exterior e Associações dos Telecentros Nacionais – ATN. Como parte do prêmio, a gestora Consuelda Oliveira fez intercâmbio na Colômbia, juntamente com  representantes dos estados de São Paulo e Manaus.

FONTE: Revista Digitada do Programa de Inclusão Sóciodigital do Estado da Bahia através da Secretaria de Ciências Tecnologia e Inovação – SECTI