PROGRAMA DE APRENDIZAGEM – MEU PRIMEIRO EMPREGO

REPORTAGEM DE AMANDA ALMEIDA- ADOLESCENTE APRENDIZ -BANCO DO BRASIL

Image00009Image00008Image00001

Eu sou Amanda Santos de Almeida e Santos. Faço parte do Programa de Aprendizagem do Banco Brasil em Parceria com  Associação  Beneficente de Mãos Dadas Alto do Fundão e o  Programa Pequeno Oficio (Vitória da Conquista).  No Ano de 2011 eu participei de uma avaliação, e fui aprovada juntamente com Jonathan Alves para trabalhar no Banco do Brasil, na função de Escriturário Bancário Aprendiz.

Você deve está se perguntando como adolescentes estão exercitando esta função em uma grande empresa.  Bom, tínhamos 15 Anos quando começamos a trabalhar na agência, Mas para explicar melhor vejam o que diz a constituição:

No artigo 7º, inciso XXXIII, da constituição Federal de 1988, combinado com o artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, conclui-se que existem três situações distintas para o adolescente, no que diz respeito ao trabalho.

A primeira situação é de que, para o adolescente entre 12 anos e 14 anos de idade é proibido qualquer  trabalho.

A segunda situação é a de que, para o adolescente entre 14 anos de idade e 16 anos de idade é também vedado qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz.

A terceira situação é a de que, para o adolescente  entre 16 anos de idade e 18 anos de idade é permitido o exercício de trabalho, salve o noturno, porque é  perigoso,  dentre outras situações.

A Lei do Aprendiz, é uma lei brasileira, aprovada em 20001 e regulamentada em 2005, onde determina que toda empresa de grande e médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes. Os aprendizes são jovens de 14 a 24 anos que devem continuar na escola e em um curso de formação profissional. Ela veio para facilitar o ingresso do jovem no mundo do trabalho permitindo  a sua formação profissional, sem comprometer os seus estudos e o seu desenvolvimento como pessoa.

Direitos do jovem aprendiz – A duração da jornada do jovem aprendiz deverá ser de, no máximo, seis horas diárias, podendo se estender até oito horas diárias para os aprendizes que já tenham concluído o Ensino Fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. Os jovens contemplados permanecem um período no local de trabalho e outro em capacitação. Por essa jornada, ele recebe o salário mínimo/hora. O jovem aprendiz tem direito a todos os benefícios trabalhistas e previdenciários compatíveis com o contrato de aprendizagem.

O contrato firmado comigo e Jonathan Alves foi de  dois anos, prevendo uma carga total de 1.840 horas assim distribuídas: 1.380 h de aprendizagem prática no Banco e 460 h dedicadas à capacitação teórica (processo conduzido pela Associação Mãos Dadas).

No mês de Novembro estamos concluindo  a nossa experiência no  Programa de Aprendizagem no Banco do Brasil, porém, a Associação já estar realizando a inscrição para o Programa de Aprendizagem no Hospital Regional de Ibotirama para jovens residentes  no bairro Alto do Fundão, com idade entre 18 e 22 anos completo. VIVA A ASSOCIAÇÃO MÃOS DADAS!!!!!

Image00003Image00006Image00005