PROJETO “BATUQUE NO FUNDÃO”

Image00002Image00022Image00021

O Projeto “Batuque no Fundão” nasceu com a finalidade de preparar crianças, jovens e adolescentes do Alto do Fundão a participar do Festival de Música e Poesia de Ibotirama. Desde o ano de 2005 a Entidade busca incluir a juventude do bairro no contexto cultural do município, contudo, somente em 2008 que o projeto teve inicio, após ser comtemplado com os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibotirama – Bahia. Em 2010 o projeto foi reiniciado dando um novo enfoque para as oficinas

Em 2012, a proposta foi encaminhada para a Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, por meio do Edital Calendário das Artes. Com os recursos se garantiu por um período a oferta das oficinas no turno matutino e vespertino e a participação de 40 jovens e adolescentes. As aulas de violão foram ministradas pelo músico Diego Marcondes da Banda Audirado e de Produções Literárias com o grande compositor Marcelo Brito e a poetisa Elta Mineiro.

Com a difusão da Cultura no País, o projeto foi novamente comtemplado desta vez pelo Ministério da Cultura, Funarte e Programa Mais Cultura do Governo Federal. As aulas de violão seguem o mesmo formato das realizadas em 2012. A de composição literária conta com a participação do nosso Doutor em Língua Portuguesa o Professor Jarbas Éssi.

Em abril/2013 a ação foi classificada na etapa de seleção do Edital 01/2012 – Pontinhos de Cultura. Do total de 165 propostas inscritas, o projeto foi um dos 51 selecionados. Esta premiação possibilitará a Associação levar o Batuque do Fundão além dos muros da Associação.

Image00144Image00103Image00090